quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O que esperar de alguém?

Essa é uma pergunta impossível de responder.

Eu tenho um problema sério em ser combrada, esse problema inclui tanto a vida profissional como a vida pessoal. Acredito que perdi ou deixei de fazer muitos amigos por não atender as expectativas deles assim como muitos não atenderam as minhas. Mas eu realmente acredito que quando se é amigo de verdade de alguém isso vem sem cobrança. É como ter um irmão que você ama muito e só dele existir é o suficiente, o que vem além é fruto de um amor incondicional.
E ai me pergunto todos os dias: Quem disse que temos que ser e agir da forma que o outro quer? E quem disse que as pessoas tem que ser aquilo que esperamos ou queremos?
O bonito do ser humano é justamente a adversidade. A capacidade de viver em grupo ou sozinho. A beleza do ser humano e poder ser diferente e usar isso a favor.
Vejo a angustia das pessoas, vejo pessoas que passam a vida esperando dos outros coisas que nunca deveriam esperar, coisas que as pessoas não podem ou não querem dar. Nós cometemos muitos erros no momento em que esperamos alguma coisa dos relacionamentos, em todos eles, no casamento, na amizade, no trabalho, na família e até mesmo naquele contato rápido dentro de uma loja.
O primeiro e maior erro para mim é fazer para os outros esperando algo em troca. As vezes falamos que fazemos de coração, que não queremos nada e que não esperamos nada, mas é a mais pura mentira, esperamos pelo menos um bem falado OBRIGADO. E ele vem!!??? A grande maioria das vezes não. E sabe por que????? Porque um dia você (eu) disse que não precisava agradecer. Pensa... você (eu) falou que não precisava agradecer. Falamos isso a toda hora. Aí quando a pessoa não agradece hahaha nós ficamos putos da vida.
Segundo erro, esperar que as pessoas façam por você aquilo que você faria por elas. Só que somos criados diferente, temos valores diferentes, prioridades diferentes e vidas distintas e é ai que complicamos tudo, é ai que erramos, ao pensar que os outros vivem a vida na mesma direção que a gente.
Terceiro erro e doloroso de admitir. INVEJA! Todos nós sentimos inveja de alguém algum dia, alguma hora ou por um pequeno momento. Muitas vezes a felicidade do outro nos magoa mais que qualquer outra coisa. Fazemos isso inconsciêntemente, e quando se torna consciênte o sentimento já está a flor da pele. Então nos magoamos duas vezes, porque depois de ter consciência do sentimento de inveja vem o de culpa.
Quarto erro, não nos olhamos no espelho. Somos bons em falar o que fariamos, o que já fizemos ou o que faremos. Mas o que realmente fazemos sem esperar nada em troca não propagamos. O que fazemos de coração, fazemos e pronto. Então passamos a vida cobrando algo das pessoas que nos rodeiam mas esquecemos de olhar e prestar atenção nas coisas que estamos fazendo e o principal, COMO E COM QUE INTENÇÃO ESTAMOS FAZENDO.
Vejo tudo isso, mas faço parte dessa dinâmica. Tento sair dela todos os dias, mas tem dia que é impossível. Tento não esperar nada das pessoas, tento não pensar que elas deveriam ser e agir como eu. Tento acreditar que elas vão me amar e me respeitar do jeito que eu sou, sem me cobrar nada. Eu só tento.... porque chega no final do dia sempre vejo alguém me cobrando algo e eu cobrando de alguém.
Infelizmente o ser humano ainda não é evoluido o suficiente para ser um ser sem cobranças. Muitos conseguem chegar perto, mas também tem os seus dias de espera.
Sempre tive essas questões dentro de mim. Mas desde que me mudei para o Canada elas ficaram mais frequentes e mais doidas também. Aqui eu penso que os sentimentos afloram, doem mais, são mais intensos. As pessoas perdem a noção de concivência. Acredito de pelo fato de estarem distantes da família, dos amigos, da vida que levavam querem transferir tudo isso para as pessoas que conheceram aqui. Ai vira uma verdadeira guerra de sentimentos. Porque por mais que você queira, ninguém aqui faz parte da sua família (dentro da nossa família toleramos coisas só porque são da família), ninguém aqui é seu amigo de infância, e infelizmente ninguém aqui entrou na sua vida por algum acasoou por escolha sua, e sim porque vieram morar no Canada.
Não me entendam mal. Não estou falando mal das pessoas. To apenas explicando que as coisas aqui ficam intensas justamente porque é uma mistura de pessoas que se morassem no Brasil provavelmente nunca se encontrariam. E isso é um ponto muito relevante. É diferente quando estamos no meio de pessoas que cresceram com a gente ou pessoas que escolhemos para fazer parte da nossa vida.
E sabe o que seria simples???? Aceitar as pessoas como elas são e simplesmente conviver. Vivendo assim a magoa com pessoas não existiria. Vivo nessa direção e um dia de cada vez.

Sem comentários: